Follow me:

Fotógrafos que inspiram: Vivian Maier

Como eu disse no post anterior, resolvi fazer uma pequena modificação nas categorias aqui do blog. Sempre tive vontade de escrever mais sobre fotografia, justamente por trabalhar na área e por saber que isso ajuda muito outras pessoas que também querem adentrar nesse universo. Na verdade não faz muito tempo que fotografo (uns 3 anos, talvez), mas já sou “apreciadora” da imagem faz muito, muito tempo. Comecei a me aventurar com as câmeras na faculdade, e foi lá que também conheci uma das fotógrafas que atualmente mais me inspiram e encantam. Vivian Maier ainda não é um nome muito conhecido, mas se vocês pesquisarem sobre ela e sobre a forma como ela foi descoberta, tenho certeza que vão ficar tão boquiabertos quanto eu.

Vivian só se tornou conhecida em meados de 2009, dois anos após a sua morte. Em vida, trabalhou oficialmente como babá por 40 anos, mas nas horas livres dedicava-se a fotografar o mundo que a rodeava. Seu acervo conta com mais de 150.000 negativos (muitos ainda não revelados), que atualmente encontram-se sob os cuidados de John Maloof, o homem que a descobriu e agora, seu curador. São centenas de imagens produzidas nas ruas, retratos de pessoas desconhecidas, cenas inusitadas, o cotidiano comum… coisas que a gente nunca pára pra olhar, sabe?! Coisas que o estresse do dia a dia transforma em inutilidade. Mas Vivian, como fotógrafa de rua, tinha uma sensibilidade maior, e é possível perceber isso em todas as suas fotografias:

Fiquei tão encantada com essas imagens que fiz meu TCC sobre a vida/obra dela, e foi gratificante demais pra mim escrever sobre algo que eu gosto tanto, principalmente porque isso me ajudou a escrever toda a pesquisa sem sentir dificuldade ou vontade de desistir, o que é bastante comum. Creio que todo esse encanto se deva ao mistério que ronda toda a vida dela sabe, porque a personalidade dessa mulher é uma incógnita gente, vocês não tem ideia. No mais, acho que ela realmente merece todo esse sucesso, porque são imagens incríveis, de uma beleza e intensidade que só vendo. Tem até um documentário (indicado ao Oscar, inclusive) chamado “Finding Vivian Maier” produzido pelo próprio John Maloof, onde ele conta como descobriu os negativos e onde alguns antigos conhecidos de Vivian dão depoimentos e tudo mais. Está disponível no YouTube, caso alguém se interesse.

Eu sinceramente acredito que esse é um trabalho que vale muito a pena conhecer. Seja pela beleza ou pela técnica, nenhuma das fotografias que ela produziu deixa a desejar. Parece que essa mulher realmente nasceu pra fotografar! Vou colocar aqui embaixo uma galeria com algumas imagens pra vocês darem uma olhada, mas se quiserem ver o resto é só entrar no site oficial dela, que foi de onde eu tirei todas as imagens do post: vivianmaier.com 🙂

Enfim, eu super recomendo que vocês assistam o documentário que eu mencionei, porque dá pra ter uma noção muito melhor de toda a história. Eu mesma já assisti tantas vezes que sei quase todas as falas, haha! Ansiosa pra ler os comentários de vocês, espero que tenham gostado 🙂

Até o próximo post! :*

Post Anterior Próximo Post

You may also like

  • apaixonada pelo trabalho dela, especialmente por essa última foto do casal de idosos, muito amor ♥ eu preciso muito pesquisar sobre o trabalho da vivian, amei muito o post!

    • é maravilhoso né? pesquisa, tenho certeza que tu vais curtir mais ainda 🙂

  • O trabalho da Vivian é maravilhoso!
    Conheci um pouco da história dela nas aulas de fotografia na faculdade e foi meio que amor a primeira vista.
    As fotos dela são aquelas que a gente pode ficar apreciando um bom tempo.

    Acabei de conhecer seu blog e o amei!
    Beijos

    • É lindo, né?! Eu me encantei com todas as fotografias… e a história dela? Um mistério atrás do outro!
      Que bom que vc amou meu cantinho! <3

      Bjos :*

  • Apaixonante.
    Já abri o site dela e com certeza com mais calma, daquela que se exige pra contemplar obras de arte, vou enxergar todas, tentar né, porque nunca tinha visto tanta poesia em fotos (ui tá filosofando).
    Sabe aquele tipo de foto que você sempre quis fazer?
    Esses são os tipos que sempre desejei, mas me falta o olhar sabe…
    Ahh que bom foi descobri teu blog ♥

    xero xero

    • As fotografias dela são maravilhosas! Vale muito a pena você parar pra observá-las… são de uma beleza e poesia que eu não consigo descrever! Sobre o olhar, vc pode treinar o seu! Se joga! <3

  • Estou encantada com as fotografias dessa mulher incrível. Não tenho palavras para descrever. Entrei no site dela e estou olhando foto por foto. Queria saber mais sobre a vida dela. Queria até saber sobre seu trabalho como babá. Fiquei curiosa sobre ela.

    • Ela é um grande mistério viu? Assiste o documentário Finding Vivian Maier que tu vai entender um pouco mais, sério!